segunda-feira, 28 de março de 2011

HC continuará a fazer transplantes de medula óssea



Durante reunião com governo Federal, reitor Zaki Akel Sobrinho conseguiu renovação do contrato de 40 funcionários por dois anos.

Famílias das crianças que precisam fazer um transplante de medula óssea pelo Hospital das Clínicas (HC) de Curitiba já podem ficar tranquilas. Foi confirmada nesta segunda- feira (28), a normalização do atendimento, que foi parcialmente paralisado, na última sexta-feira (25), devido a falta de funcionários.

O HC informou às famílias a suspensão dos agendamentos de internação porque a renovação do contrato - que expira no dia 14 de abril - de 40 funcionários, que fazem parte da ala de transplante de medula óssea, não havia sido realizada.

Segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, os contratos foram renovados por mais dois anos com o governo Federal. Com essa renovação não existirá mais a interrupção nos tratamentos. “O atendimento já voltou a normalidade”, garantiu o reitor.

Zaki, que estava preocupado com a situação, comemorou com os funcionários a liberação da renovação dos contratos. “É tranquilidade para os profissionais, bem como para os pacientes e familiares que terão o tratamento garantido”, disse. De acordo com Zaki, as famílias estão sendo informadas sobre a normalidade da situação. “È uma alegria dar essa notícia”, afirmou.

A paulista Tatiana Pereira comemorou com a notícia de que seu filho Iago, de 9 meses, será internado nesta segunda-feira para dar início aos procedimentos do transplante. Ela também desabafou a respeito da paralisação das internações. “Não tínhamos para onde correr. Nossas esperanças também foram renovadas”, afirmou.

O jovem Felipe, de 2 anos, está com a data de internação marcada para quinta-feira (31). Ana Heloisa Zagonel Negrão, mãe de Felipe, contou que desde a semana passada as famílias estão lutando para a situação ser resolvida. “Precisamos que esta data seja mantida”.

A mineira Grace Brito, agora mais tranquila, contou que a internação de seu filho Caio, de 2 anos e 11 meses, acontecerá também na próxima quinta-feira. “Terça-feira vou saber esta data continua ou não”.

A ala de medula óssea do hospital atende 176 pacientes. O HC é atualmente referência no Brasil e o único hospital credenciado no Paraná para realizar transplantes de medula óssea.

O Estado do Paraná

Nenhum comentário: