segunda-feira, 30 de maio de 2011

A insegurança no campo na região dos Campos Gerais do Paraná

A região dos Campos Gerais sofre com a onda de roubos registrada na zona rural de vários municípios.

 Do início do ano até agora, aconteceram assaltos a pelo menos 12 propriedades rurais. Os municípios que mais concentram os crimes são Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. O que assusta é que os crimes foram cometidos por quadrilhas fortemente armadas.

Os bandidos agem com violência e geralmente levam objetos, dinheiro, equipamentos e veículos das propriedades. Roubos chegaram a acontecer à luz do dia.
A falta de policiais é um dos desafios para que os órgãos de Segurança Pública possam conter esse tipo de crime. Atualmente, a Patrulha Rural

Comunitária não conta com efetivo suficiente para fazer a cobertura de toda a região. Segundo a própria polícia, a extensão da área rural da região é um dos obstáculos.
O medo leva a população a tentar se proteger como pode: cadeados e correntes nas porteiras e cadeados e grades nas janelas das casas. A tranquilidade antes característica dos sítios e fazendas hoje foi substituída pela insegurança.

Em alguns municípios da região, ainda é grande o número de moradores que vive no campo. Por isso, providências devem ser tomadas com urgência.
 Se por aqui a realidade é essa, a polícia deve estar devidamente preparada para atender a demanda.


Editorial: Diário dos Campos

Nenhum comentário: