quinta-feira, 20 de maio de 2010

Adolescente confirma à polícia ter sido assediado pelo padre Silvio Andrei

Sem revelar detalhes do interrogatório alegando segredo de Justiça, o delegado Marcos Belinati se limitou a dizer que o garoto confirmou a versão apresentada pelos policiais.

Um adolescente de 15 anos confirmou, em depoimento à polícia nesta quinta-feira (20), que teria sido abordado e assediado pelo padre Silvio Andrei no início da madrugada de domingo (16), em Ibiporã, Norte do Paraná. Sem revelar detalhes do interrogatório alegando segredo de Justiça, o delegado Marcos Belinati se limitou a dizer que o garoto confirmou a versão apresentada pelos policiais. O sacerdote palotino foi preso no domingo nu e com sinais de embriaguez dentro do próprio carro.

O garoto foi encontrado também pela reportagem da TV Coroados na quarta-feira (19) e, em entrevista gravada com autorização dos pais, contou que o padre teria oferecido propostas sexuais. Segundo o adolescente, a abordagem foi na saída de Ibiporã, em um trecho próximo de onde o padre foi preso. O garoto, que tem 15 anos, voltava para casa quando um veículo se aproximou. “Ele perguntou se eu sabia onde tinha um bordel”, disse o rapaz, em entrevista ao repórter Marcelo Rocha, TV Coroados. Segundo a reportagem, o adolescente continuou andando e foi seguido pelo carro, sendo abordado novamente.
Na segunda abordagem, o garoto teria recebido a proposta de sexo oral. O rapaz disse ter ficado sabendo que era o padre Silvio Andrei somente no dia seguinte. O delegado Marcos Belinati contou apenas que o adolescente confirmou a versão dos policiais que atenderam ao caso. Já o advogado que defende o religioso, Walter Bittar, que é preciso cautela. “É uma parte da história que a gente tem que ter cuidado”, ressaltou o advogado.

O advogado disse que o depoimento do adolescente já era esperado. “Já esperávamos isso, depois de termos juntado algumas imagens no processo”, afirmou. De acordo com Bittar, as informações do adolescente não refletem “o que está nas investigações”. “Uma coisa é respaldar a versão policial. Outra coisa é ser a mesma versão do policial”, declarou. Após ver o teor do depoimento, o advogado disse acreditar que há uma conspiração contra o padre. “O depoimento é prova de que montaram uma versão para prejudicar o padre Silvio Andrei”, afirmou.

Bittar contou que conversou por telefone com o padre Silvio Andrei nesta quinta-feira. “Ele disse que tudo isso é um absurdo”, revelou. O advogado viaja a São Paulo nesta sexta-feira (21) para se encontrar com o sacerdote. A reportagem não conseguiu contato com o padre Silvio Andrei.

Abuso policial

No inquérito instaurado para apurar abuso policial na prisão do padre Silvio Andrei, além de analisar imagens do circuito interno de câmeras da delegacia, a polícia já apreendeu um celular com imagens da prisão do sacerdote. “Apreendemos um telefone que foi usado para fazer imagens do padre. É o telefone que aparece nas fotos divulgadas do padre”, explicou o delegado Marcos Belinati. De acordo com ele, a imagem é um vídeo do celular de um policial militar que mostra momentos em que o padre estava na delegacia.

Outra providência que o delegado de Ibiporã vai tomar é encaminhar ofícios para veículos de comunicação que tenham recebido e divulgado imagens do sacerdote algemado e nu, na delegacia. “Vamos verificar como tiveram acesso a essas imagens do padre naquela situação. Vamos ouvir o pessoal da imprensa”, afirmou Belinati. Os depoimentos ainda não começaram.
Fábio Luporini: Jornal de Londrina

Nenhum comentário: